contato
  • Barulho no carro: o que pode ser?


    29/12/2017

    Barulho no carro: o que pode ser?

    O tempo de uso e até mesmo o estado do asfalto pelo que ele tem rodado podem acabar danificando algumas peças do veículo. E, como uma pessoa que está ficando doente, ele manifesta esses problemas com alguns “sintomas”. Os mais comuns são aqueles ruídos chatos e persistentes, mas que servem de alerta para você buscar fazer uma manutenção. Quer saber o identificar de onde está vindo esse barulho no carro e o que fazer? Então veja as dicas que a SP Japan separou para você!

    De onde vem esse barulho?

    Identificar qual a peça que está apresentando o problema e ainda o que ele indica é essencial, além de saber qual o risco que ele traz se não corrigido. Confira:

    • Amortecedores

    Quando os amortecedores estão pedindo reparo, o carro começa a perder a estabilidade e fica trepidando, além do barulho que surge ao passar por buracos e lombadas ou também na hora de mover o volante de um lado para o outro. Não exite em procurar um mecânico de confiança ao perceber esse tipo de ruído. Vários problemas podem aparecer na suspensão e, caso não forem consertados, podem causar o desgaste precoce de outros componentes, aumentando ainda mais o prejuízo.

     

    • Direção

    Um “assovio” agudo ao esterçar o volante é um dos sinais de alerta de que a direção hidráulica deve estar abaixo do nível ou ainda que falta lubrificação nas articulações. Por isso, é importante estar alerta à troca de óleo. Caso esteja fora do período recomendado de manutenção, pode indicar ainda que há algum vazamento. Se não consertado logo, o volante ficará mais rígido e pode até dificultar as manobras.

     

    • Limpadores

    O ressecamento da palheta dos limpadores é responsável por um ruído muito incômodo. Quando se insiste em usá-las mesmo danificadas, existe o risco de arranhar o para-brisa, o que pode pesar muito mais no bolso do que a troca da borracha. Por isso, não demore para fazer a substituição quando perceber que estão gastas. Além do dano ao vidro em uma situação de chuva forte, as palhetas gastas podem ser pouco eficientes, dificultando a remoção da água e atrapalhando a visão do motorista.

     

    • Correias

    A perda da tensão da correia dentada causa um barulho contínuo, que vem do motor do carro. O ruído é causado pela patinação entre a peça de borracha e a polia. E o risco é grande: caso a correia se rompa, pode comprometer o funcionamento do alternador e até o arrefecimento, o que poderia pesar muito no bolso caso traga algum dano ao motor. Por isso, não ignore esse barulho.

    O que mais pode fazer barulho estranho carro?

    • Escapamento

    Danos no catalisador e abafadores fazem com que o escapamento emita muito barulho. E isso pode indicar que o ar está vazando do sistema de escapamento. Para evitar aumento do consumo e também de poluentes, não deixe de buscar auxílio especializado.

     

    • Pneus

    Os pneus também podem trazer ruídos que incomodam bastante quem está na cabine. Isso acontece geralmente por estarem com desgaste irregular. O reparo deve ser feito com urgência, por questão de segurança, já que esse defeito compromete - e muito - a estabilidade do carro, além de aumentar o consumo de combustível.

     

    • Freios

    Se, ao pisar no freio, você nota um barulho como um apito, é bom saber que está na hora de trocar as pastilhas de freio, já que elas podem estar gastas. Esse problema acaba afetando o poder de frenagem do automóvel, por isso, não demore para trocar. Caso tenha feito a manutenção recentemente, pode ser que a pastilha seja de má qualidade ou dura demais, exigindo que seja feita uma nova troca, pois o uso dessa peça inadequada pode diminuir a vida útil dos discos.

    • Rolamentos

    A fadiga nos rolamentos da roda faz com que se escute um ronco enquanto o carro está se movimentando. A folga traz prejuízo ao automóvel, podendo levar até ao travamento da roda.

    Agora você já sabe que além de ficar de olho na manutenção do carro, deve estar também com os ouvidos atentos a qualquer problema. E, se tiver um Honda, conte com os serviços da melhor oficina da montadora de São Paulo, a SP Japan. Lá você encontra profissionais capacitados, peças originais e todo o cuidado de quem realmente entende do assunto. Agende on-line agora mesmo uma revisão e fique tranquilo. A SP Japan cuida do seu carro! ;)