A 1ᵃ concessionária Honda do Brasil
contato
  • Como funciona a compra de carros por consórcio?


    20/12/2017

    Como funciona a compra de carros por consórcio?

    Tem o sonho de comprar um carro novo ou trocar o seu usado, mas não tem o dinheiro na mão? Ou ainda está sem pressa e quer se planejar um pouco melhor para não ter que fazer um financiamento convencional? Então o consórcio pode ser uma ótima alternativa para você! Essa modalidade de crédito permite que você adquira bens em grupo de forma segura e tranquila. E o melhor: sem juros.

    Para você entender mais sobre o consórcio de automóveis, a SP Japan separou as 5 principais dúvidas que podem surgir para quem está pensando em contratar um. Confira!

    Consórcio de automóveis: principais dúvidas

    • Como funcionam os consórcios?
      O consórcio é um tipo de poupança coletiva, que busca fazer uma compra planejada. Pessoas físicas ou jurídicas se unem em um grupo com um número mínimo de participantes para adquirir um carro pelo autofinanciamento. Cada um ficará com uma cota, que deve ser paga em prestações mensais. Elas geralmente são menores do que o financiamento convencional, já que não possuem juros. Tudo isso é organizado por uma administradora de consórcios. Todos os meses, um participante é sorteado e receberá a carta de crédito para comprar o carro, o que faz com que prêmio possa sair a qualquer momento, no começo ou nos últimos meses do prazo.

    • Como funciona a contemplação?
      São duas formas de contemplação, o sorteio e o lance. Todos os meses, a administradora faz o sorteio entre os participantes que estão em dia com o pagamento das parcelas. Já no lance, os interessados em levar o carro antecipam o pagamento das mensalidades. Aquele que conseguir pagar mais parcelas de uma vez, leva o bem. Os que não tiverem o lance vencedor não precisam necessariamente adiantar aquele valor, basta continuar com o dinheiro e tentar novamente em outras oportunidades. Quem é contemplado recebe uma carta de crédito, que é um documento que permite que o valor dela seja usado na compra do veículo. Todo o processo de compra é feito pela administradora, isso quer dizer que você não receberá o valor da carta de crédito em dinheiro, já que ele será usado na compra do veículo. Em caso de contemplação logo no início do pagamento, o sorteado deverá continuar pagando normalmente até o final, que é quando todos do grupo também já receberam o carro.

    Pagamento de consórcios de automóveis

    • Os consórcios cobram juros?
      Não, os consórcios não cobram juros, apenas uma taxa mensal que será direcionada para a empresa que está organizando tudo isso, conhecida como taxa de administração. É a forma da administradora do consórcio ganhar o dinheiro pelo serviço de reunir os interessados, fazer os sorteios e guardar os pagamentos dos consorciados.

     

    • E se eu atrasar ou não conseguir mais pagar as parcelas?
      No início, quando se atrasa uma parcela do financiamento, são cobrados juros e multa. O valor deverá ser quitado até o sorteio seguinte. No caso do atraso de mais parcelas de um membro que ainda não foi contemplado, as consequências são mais graves, como a exclusão do grupo. Por isso, caso perceba que não terá mais como pagar pelo consórcio, busque passar a participação para outro interessado ou procurar um bem mais barato, que teria parcelas menores. Em alguns casos, também existe a possibilidade de pedir a exclusão, pagando uma multa. Nessa opção, você deverá esperar ser sorteado para receber pelo que já foi pago. Existe ainda quem já foi sorteado e deixou de pagar as parcelas faltantes. Aqui, a administradora poderá entrar com um processo para fazer o recolhimento do automóvel.

     

    • Como saber se o consórcio é uma boa opção para mim?
      O consórcio exige muita disciplina e planejamento, por isso esses são pontos importantes a serem analisados antes de entrar em um grupo assim. Pense se é esse tipo de investimento que quer fazer e também se terá como esperar, já que a data da contemplação é incerta. Essa sempre será uma boa alternativa para seu bolso, já que não tem juros e se torna bem mais vantajosa que o financiamento tradicional.

     

    Consórcio Honda

    Na SP Japan, você encontra o Consórcio Nacional Honda, uma administradora de total credibilidade. Aqui, você não desembolsa nenhum valor para aderir ao consórcio nem precisa apresentar documentos para comprovação de renda. Tudo para garantir mais agilidade ao processo.

    Nas sorteios, realizados com segurança e confiabilidade pelos números da Loteria Federal, normalmente são contemplados de 3 a 7 consorciados de cada grupo, que podem ser conferidos a qualquer momento no site da administradora. E você ainda pode acompanhar tudo presencialmente ou on-line, com máxima transparência. Para facilitar a vida de quem quer dar um lance para adiantar a aquisição do carro, o Consórcio Nacional Honda ainda disponibiliza um espaço no site para fazer sua oferta.

    No Consórcio Honda você tem:

    Compra inteligente e planejada.
    Segurança e tranquilidade.
    Mais rapidez na formação dos grupos.
    Seu usado como lance.

    Está esperando o que para comprar seu Honda novinho e SEM JUROS? Clique aqui para ver mais detalhes e solicitar hoje mesmo uma proposta ou fazer uma simulação. Consórcio Honda é na SP Japan, a primeira concessionária Honda do Brasil!