contato
  • Férias à vista: cuidados com o carro durante o verão


    18/12/2017

    Férias à vista: cuidados com o carro durante o verão

    As tão esperadas férias de verão estão chegando! É hora de pegar a estrada e curtir a praia para amenizar um pouco o calorão que muitas cidades brasileiras registram nessa época do ano. Mas, antes de partir, veja as dicas que a SP Japan separou para você de cuidados com carro no verão. São algumas formas de proteger os componentes do automóvel das altíssimas temperaturas que temos em nosso país tropical. Confira!

    Bancos

    Os bancos do carro podem ser muito danificados com o sol. Por isso, precisam de proteção. Se no seu carro o estofamento é feito em tecido, não deixe de recorrer aos bons e velhos protetores de papelão e papel-alumínio. Eles ficam no para-brisa e ajudam a impedir que o sol atinja o interior do carro, evitando que eles desbotem ou fiquem manchados. Se o estofado for de couro, requer um cuidado extra: além desse da proteção no para-brisa, aplique hidratantes ou produtos à base de silicone específicos para essa finalidade. Eles ajudarão a combater o ressecamento, problema que poderá causar rachaduras e manchas no futuro.

    Pneus

    Os pneus merecem atenção especial nessa época de calor. Além da calibragem regular, que deve ser feita com os pneus frios, você precisa ficar de olho no desgaste dessa parte tão importante do veículo, já que o contato com o asfalto muito quente pode fazer com que a borracha desgaste com mais rapidez. Caso perceba que já estão danificados, não adie a troca. É uma questão de segurança! Não esqueça de checar o estepe também, já que ficar muito tempo parado e exposto ao calor pode trazer danos - e muita dor de cabeça caso precise e ele não esteja 100%.

    Motor

    Os grandes congestionamentos típicos do verão exigem ainda mais do motor do seu carro, trazendo o risco de superaquecimento. Por isso, fique atento às condições de mangueiras e cintas que ligam à bomba de refrigeração do radiador. Procure sempre por fugas que possam causar esse aquecimento. O líquido também precisa estar em dia para não ferver, então consulte o manual para saber qual o aditivo ideal para o modelo do seu carro e sempre observe o nível. Não deixe de checar também o compartimento do motor. Ele deve estar limpo sempre e sem resíduos de óleo.

    Pintura

    A pintura do veículo pode ser danificada com o calor, a amplitude térmica, as fortes chuvas e também a maresia da praia, exigindo cuidados redobrados. Sempre que possível, estacione em um lugar coberto para evitar que o carro fique muito tempo sob sol forte. Se estiver na praia, busque lavar o veículo a cada duas semanas, o que ajuda a manter o brilho e previne o desgaste por oxidação da lataria. Com o carro limpo, aproveite para fazer o enceramento, procedimento que deve ser repetido a cada três meses. Além de ressaltar a beleza, ajuda a proteger contra as temperaturas elevadas.

    Vidros

    As temperaturas altas podem acabar ressecando as borrachas de fixação dos vidros, que, somados com as tempestades, podem causar infiltrações. Para evitar o problema, podem ser utilizadas as películas protetoras para vidros, que ajudam conservar também o que está no interior do veículo, além de aditivos que evitam que as borrachas rachem. Consulte também a situação do limpador de para-brisa para ver se não está desgastado, o que pode riscar a superfície do vidro e ainda causar um aperto em caso de chuva forte.

    Ar-condicionado

    Quase indispensável no verão, o ar-condicionado requer alguns cuidados. Se o carro ficou no sol forte, deixe a janela aberta por alguns minutos antes de ligá-lo. Isso ajuda o ar quente a sair, dando lugar ao frio. E não esqueça da revisão da limpeza desse sistema!

    Enchentes

    Além do calor, o verão é marcado pelas chuvas fortes, que geralmente causam alagamentos e enchentes. Eles são grandes inimigos dos automóveis, já que, em contato com a água, as partes elétricas podem acabar apresentando um curto-circuito. Evite regiões que geralmente alagam e, caso acabe passando por um local assim durante ou após uma chuva de verão, recue. O risco de atravessar um ponto de enxurrada é muito grande não só para seu veículo como para você.

    Pronto, agora você já aprendeu algumas dicas de como cuidar bem do seu carro na estação mais quente do ano. Preparado para apertar os cintos e embarcar rumo à praia? Então não esqueça de um outro item importante do seu checklist antes de pegar a estrada: a revisão. Se você tem um Honda, cuide dele na melhor oficina da montadora em São Paulo, a SP Japan. Aqui você encontra uma equipe especializada e ainda tem vantagens no cartão fidelidade. Agende on-line agora!