A 1ᵃ concessionária Honda do Brasil
contato
  • A melhor maneira para lavar o seu carro


    05/12/2017

    A melhor maneira para lavar o seu carro

    O carro é uma paixão nacional. E nada melhor do que ele estar sempre limpo, cheiroso e organizado. Para mantê-lo dessa forma, uma boa limpeza periódica é essencial, mas nem sempre ela é feita da maneira mais correta. Além da questão estética e de higiene, ter o hábito da limpeza aumenta a vida útil do carro e a durabilidade da pintura. Por isso, nós vamos dar as dicas para deixar o seu carro lavado da melhor maneira possível.

    Por onde começar?

    Antes de tudo, é preciso saber que lavar o seu veículo exige alguma técnica e cuidados. Muitas partes dos carros atuais são de plástico, é preciso ter atenção na hora de executar a higienização. Não use itens potencialmente abrasivos, como uma esponja tradicional ou uma toalha de banho com tecido sintético, por exemplo. Outras dicas sobre o que não usar:

    • Nada de detergente. Ele desgasta a cera do lataria, aumentando as chances de arranhões e danos irreparáveis à pintura.
    • Não use produtos de limpeza de vidros caseiros nos vidros do carro. Eles costumam possuir amônia, que pode danificar os itens automobilísticos.

    O que você realmente precisa são de produtos específicos e adequados para o serviço:

    • Shampoo e cera automotivos.
    • Panos limpos para a lavagem e secagem. Materiais de microfibra, algodão ou silicone são mais indicados. Luvas de lã natural ou microfibra também são bons para absorverem melhor a sujeira na limpeza.

    Esses são os primeiros passos básicos para começar a limpeza. Com isso em mente, podemos seguir para os próximas dicas.

    Limpando o carro

    Comece sempre com a carroceria fria, evitando que a água e o sabão sequem antes do tempo e deixem manchas. Isso vale para todo o processo: durante a lavagem, mantenha o veículo sempre molhado.

    Com um bom shampoo automotivo, cera e dois baldes de água - um para enxaguar e outro para o sabão - você já pode começar. Use o pano de microfibra ou a luva para o processo. Se quiser dar um brilho a mais no painel e nas partes emborrachadas, use o silicone automotivo, verificando se não há álcool em sua fórmula. Para limpar as partes de couro, utilize produtos específicos para hidratação desse tipo de revestimento, o que ajuda a manter a aparência de novo. Use sempre água corrente para garantir que todo o shampoo seja eliminado após a higienização.

    Para quem está pensando no desperdício de água, saiba que produtos a seco também funcionam. O resultado também é muito bom e não risca a pintura, além de limpar o carro de verdade. Use produtos de confiança, que normalmente trazem compostos naturais que protegem a pintura do carro, dando maior brilho.

    Na parte interna, use um aspirador de pó no carpete e nos bancos. Lave os tapetes com uma escova macia e com o mesmo shampoo usado na parte externa. Deixe-os secar ao sol e só os coloque de volta quando já estiverem totalmente secos.

    Diferentemente dos tapetes, não deixe para lavar seu carro debaixo do sol forte. Escolha um lugar com sombra para isso. Apesar de parecer uma boa ideia, já que o sol pode ajudar o processo de secagem, não é adequado. Os raios solares podem acelerar o aparecimento de marcas de água na lataria. O carro sempre deve ser secado por completo e somente após estar bem enxaguado.

    Encerando o carro

    Antes de partir para a cera, certifique-se que o carro esteja completamente seco. Para saber se é necessário encerar, passe os dedos pela pintura do veículo. Se ela estiver muito áspera, é hora de aplicar o produto.

    Deixe o carro na sombra e dê preferência para a cera em pasta, que costuma ser mais eficiente do que a líquida. Aplique o produto com uma estopa de algodão fazendo movimentos circulares uniformes em toda a lataria. Seja cuidadoso para que não manche as borrachas e plásticos das portas e os vidros. Retire o excesso da cera para obter o brilho e com um novo pedaço de estopa seca, comece a lustrar do primeiro local que foi encerado até o último.

    Agora você já sabe como deixar seu carro brilhando, cheiroso e com cara de novo. E se quiser ir mais além e andar em um carro novo de verdade, confira as melhores condições em Honda 0 km e seminovos que você pode encontrar em São Paulo aqui, na SP Japan.