A 1ᵃ concessionária Honda do Brasil
contato
  • O que revisar no carro para uma viagem de férias


    29/11/2017

    O que revisar no carro para uma viagem de férias

    Sair de férias e viajar para ter aquele merecido descanso é bom demais. Reunir toda a família e colocar o pé na estrada em direção à praia, campo ou qualquer outro local de sua preferência é revigorante. Mas nada disso pode ser feito sem um planejamento prévio - especialmente para seu veículo.

    A manutenção preventiva é extremamente importante para quem pretende viajar de carro. Ela reduz riscos de panes, paradas forçadas e aumenta a segurança na viagem. É preciso estar preparado para todos os imprevistos que podem aparecer na estrada. Um detalhe importante para se ter em mente numa revisão de férias é de que seu carro provavelmente terá muito mais peso do que o habitual, já que estará carregado de malas, mantimentos e passageiros.

    Por isso, a SP Japan montou um guia especial destacando os itens mais importantes para manutenção. Assim, você pode se preparar para uma viagem de férias sem dores de cabeça.

    Principais itens do carro para revisão de férias

    • Freios

    A velocidade na estrada costuma ser bem maior do que dentro das cidades. E os imprevistos podem ocasionar acidentes graves. Por isso, é crucial ter a certeza que os freios estão com o funcionamento em dia. Revise pastilhas, discos e quaisquer outros sistemas que seu veículo tenha que estejam relacionados à frenagem.

    • Equipamentos de segurança

    Mesmo com qualquer manutenção preventiva, riscos ainda existem. Esteja preparado para eles. Verifique o estepe, macaco e outras ferramentas, como o triângulo e chave de roda. Esses equipamentos raramente são usados, mas é sempre bom deixá-los em bom estado.

    • Pneus

    Eles são extremamente importantes para garantir uma viagem tranquila e segura. Calibre de acordo com as determinações do fabricante para um carro cheio. E não esqueça: eles precisam estar em boas condições. Nada de pegar estrada com pneus muito desgastados e com bolhas.

    • Fluídos

    Fluídos para direção hidráulica, embreagem, freio, transmissão e óleo do motor devem ser checados. Aproveite para ver o estado dos filtros e os níveis de água de arrefecimento (controle de temperatura do motor) e de limpeza dos para-brisas. Falando neles, cheque se as palhetas estão funcionando corretamente para não ter surpresas em caso de chuva.

    • Sistema elétrico

    As luzes do veículo estão funcionando corretamente? Confira as setas, freios, luz de ré, faróis e pisca-alerta. Não se esqueça das luzes do painel do carro, já que elas podem indicar algum possível problema de funcionamento.

    • Balanceamento e alinhamento

    É de extrema importância deixar o carro com alinhamento e balanceamento corretos. São essenciais para uma direção segura, evitando que o volante trema e um maior desgaste do carro ou pneus. Vale a pena também conferir o sistema de amortecedores.

    Com o check-up completo feito, porta-malas e tanque cheios, é hora de ir direto para as merecidas férias de final de ano sem preocupações. E, se você tem um Honda, pode agendar a revisão aqui mesmo no site da SP Japan e garantir os cuidados da melhor oficina Honda da cidade. Agende agora!